Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHuS)

centro dh

O Centro de Educação em Direitos Humanos e Saúde (CEDiHuS) congrega os profissionais, alunos de pós-graduação e graduação, membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde Global, Direito e Desenvolvimento (GEPESADES) e os alunos membros da Liga de Direitos Humanos e Saúde (LIDiHuS) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Em resposta aos resultados de pesquisas desenvolvidas pelo GEPESADES, o CEDiHuS é criado para desenvolver iniciativas e intervenções educativas na área dos direitos humanos e sua interrelação com a saúde e o desenvolvimento, fomentando a advocacia em saúde, o engajamento da comunidade e a promoção dos direitos humanos nos níveis local, nacional e internacional.

Visão: ser um centro de referência local, nacional e internacional para a educação em direitos humanos com foco em saúde e desenvolvimento.

Missão: promover o reconhecimento dos direitos humanos, especialmente dos direitos à saúde e ao desenvolvimento, por meio de iniciativas de educação em direitos, visando diminuir lacunas entre a academia, a prática de profissionais de saúde e o exercício de direitos pelas pessoas.

Objetivos:

  • Desenvolver intervenções educativas em direitos humanos direcionadas a grupos vulneráveis da população.
  • Desenvolver intervenções educativas em direitos humanos direcionados a alunos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento.
  • Desenvolver intervenções educativas em direitos humanos direcionadas a profissionais de saúde.
  • Desenvolver intervenções educativas em direitos humanos direcionadas à população em geral.
  • Desenvolver materiais educativos em direitos humanos direcionados a diferentes públicos.

Representante: Profa. Dra. Carla A. Arena Ventura

Atendimento: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – Sala 46

Contato: caaventu@eerp.usp.br