Direito à Internação Psiquiátrica: representações sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo

rachel programa academia
A doutora Rachel Salvatori apresenta sua tese no programa Academia (TV Justiça).

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, 3% da população sofrem com transtornos mentais graves e persistentes e 6% apresentam transtornos psiquiátricos em virtude do uso de álcool e outras drogas. Recentemente, a assistência à saúde mental levantou questionamentos entre operadores do Direito e profissionais de Assistência à Saúde sobre as internações psiquiátricas por via judicial. Nesse sentido, a doutora Rachel Salvatori em sua tese apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP/SP), sob orientação da professora doutora Carla Ventura, buscou conhecer as representações sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP, sobre o direito à internação psiquiátrica nos sistemas de saúde.

Confira mais sobre esse estudo no vídeo do programa Academia da TV Justiça que apresentou a tese e teve como participantes do debate sobre o estudo Alexandre Rozenwald, psiquiatra do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), e Ramiro Nóbrega Santana, coordenador do Núcleo da Saúde da Defensoria Pública do Distrito Federal.

Mais informações: rachel.salvatori@usp.br

Em breve aqui no blog você poderá conferir mais sobre o Direito à Saúde Mental e Internações Psiquiátricas no Brasil.

Emanuele Seicenti de Brito
Doutoranda e Mestre em Ciências - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em enfermagem. Especialista em Direito Administrativo Municipal. Advogada.

Comments 1

  • Emanuele,

    Tive a oportunidade de ver o programa e realmente são temas que serão de grande valia para discussão neste blog.
    Ansiosa por ler mais.